Dia 20 de novembro foi
decretado feriado nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por entender
o reconhecimento da importância de Zumbi dos Palmares e de tudo que o líder
quilombola assassinato em 1695 representa para o povo brasileiro.
O governador de
Alagoas, Teotônio Vilela Filho parece não compreender dessa forma, não levou em conta a cultura e o movimentos da consciência negra, mudou através de decreto o feriado nacional, onde o estado, em particular a Serra da Barriga em União dos Palmares recebe milhares de líderes negros de toda parte do mundo.
Os funcionários públicos estaduais
que se programaram para subir a serra da barriga no dia 20 de novembro vão ter
que faltar ao trabalho, devido ao decreto do governador que antecipou o feriado
nacional do dia da consciência negra (20) para sexta feira dia 16.
No mínimo é vergonhoso a falta de respeito com os movimentos negros do país. O governo Téo Vilela tem que aprender muito para entender que não se tira o estado do estado de miséria sem investir em educação e cultura. Infelizmente a educação está em greve e a cultura está esquecida e
desvalorizada pelo governo que a cada dia se distancia mais do povo.
Todos sabemos da importância do Mês (e do dia) da consciência negra, no entanto acho que essa é uma forma de não deixar os processos de maneira "quebrada". Em várias ocasiões o governo se posicionou em atitudes pró. O Governador até pediu desculpas a comunidade afrodescendente pela fatalidade ocorrida há 100 anos. Vamos celebrar esse fato da cultura nacional, mas diariamente, vamos gritar nosso orgulho fazer ecoar nossa voz, todos os dias!
ResponderExcluir