Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Em quem você votou?

O ciclo não acaba após o voto, está apenas começando.

 


Este ano, em União dos Palmares tivemos a campanha eleitoral mais pobre da história, no tocante as propostas e projeto de governo dos candidatos. A situação não prestou conta do mandato, a oposição não explorou esse fato, nem apresentou um projeto de mudança capaz de convencer os eleitores. Pela primeira vez na minha vida, saii de casa sem saber em quem votar, votei com a razão, mas decepcionado com meu próprio voto, até pensei em votar nulo.

 

Agora é hora de acompanhar as ações dos parlamentares e prefeito, infelizmente a maioria dos eleitores votam por paixão ou escravidão, e esquecem em quem votou, não cobram os projetos dos candidatos eleitos. Uns por falta de conhecimento ou interesse, outros porque venderam o voto, perdendo o respeito e o moral, talvez seja motivo de vergonha cobrar ações de voto vendido.

 

O voto deveria ser livre, consciente e responsável! Mas virou moeda de troca, nesse jogo sujo, “ganha” quem tem maior poder aquisitivo para comprar e escravizar o povo da terra da liberdade. É desse jeito. Como dizia a turma do “movimento camisinha”, É lamentável!

 

 

 

domingo, 29 de setembro de 2024

DE DOMINGO AGORA A OITO É DIA DE ELEIÇÃO



Politicagem - Tire seu político do caminho - De domingo agora a oito
Jessier Quirino

A tal da politicagem?
É o acento circunflexo da palavrinha cocô
É feito brigar com um gambá
Pois mesmo o cabra ganhando
Sai arranhado e fedendo
É dirigir dando ré
O cabra tem três espelhos 
E ainda olha pra trás
E pode prestar atenção:
Na boca do candidato é o mesmo Mané Luis
Trabalho, honestidade
Trabalho, honestidade
Por quê?
Porque o povo gosta de mentira!
Seu Manezinho Boleiro
Suplente de merda viva
Foi dar uma de sincero
Dizendo o que pretendia
Trabalhar de terça à quinta
E roubar só o normal
Teve uma queda de votação tão pra baixo
Que até hoje ainda é suplente
Taí, fila da puta!

Tire seu político do caminho
Que eu quero passar com o eleitor
Hoje, pra esses peste eu sou Chiquinho
Fí de Seu Chico aboiador
Mas amanhã sou Chico véi que não dá trégua
Assim, táqui pra tu, fí duma égua

De domingo agora a oito
É dia de eleição
É dia do pleiteante
Do fundo do coração
Perguntar: o que desejas?
A quem tem de louça um caco
De terra só tem nas unhas
E mora de inquilino
Numa casa de botão
De domingo agora a oito
É dia "arreganha-cofre"
É de ajudar os que sofrem
É dia do estende a mão
E se agarrar com farrapos
De mastigar vinte sapos
E não ter indigestão
É dia de expor na fala
Que bem conhece o riscado
Ninguém come mais insosso
Ninguém bebe mais salgado
De domingo agora a oito
Não relampeja e nem chove
É o dia que nos comove
É o grande dia "D"
Agora, o dia "fuD"
Vai ser de domingo à nove
Composição: Jessier Quirino

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Não xinguem a menina, ela não tem culpa.

Sergio Rogério    Foto: BR 104

Quem me conhece sabe que sou entusiasta e defensor da presença de uma jovem, negra, pobre, mulher ocupando um lugar de destaque na política, tanto é que apoiei (saibam ou lembrem) Marciângela em 2008 para prefeita de União dos Palmares e ela preenchia os mesmos pré-requisitos, mulher, negra, jovem, de família não política e nem por isso em 2008 houve o mesmo aplauso de quem aplaude Samires hoje, pelo fato daquela não ter sido indicada por um padrinho político. Não sou entusiasta dos motivos que, para mim, levaram a vice a este lugar.

 

A escolha, bem sabemos, fugiu a todas as expectativas. Da oposição à situação, de quem não está nem aí para eleições e de quem gosta de se envolver. Antes era Almir, trabalhou bem (marketing) para que o nome engajasse. Com a “queda” foi a oportunidade de ouro para Kil escalar alguém que não tivesse o traquejo político; qualquer vereador, qualquer secretário saberia o caminho para crescer e o atual prefeito precisa de alguém que fique ali, onde ele disser, pronta para continuar no mesmo lugar ou voltar para onde veio.

 

A câmara tentou e tentou, mas falta nela alguém a estilo de Bobo e Fabian que ameaçam e vão, foi assim em 2012. Inclusive Bobo até hoje não aceita Kil ter sido o sucessor de Zé Pedrosa, porque ele não era do grupo original. Sim, assim como Samires, Kil precisou de padrinhos, João Lyra a princípio. Sem padrinhos Areski até tentou, mas não se elegeu no final da década de 80, início dos anos 90 (não recordo bem, eu era criança).

 

Um fato interessante é que Junior será, caso ganhe, prefeito sem reeleição, porque sua possível  vitória já será uma reeleição, Kil fez o mesmo que Zé Pedrosa fez com ele quando era vice, viajou e ele assumiu por uma semana, caracterizando um mandato. Zé forrou a cama para voltar em 2012, mas faleceu e deixou o caminho para outro, tentou-se com Mano, mas segundo dizem, Kil atrapalhou e sabemos o porquê (caso seja verdade) para voltar em 2016, e voltou. Deu certo.

Assim, a escolha de Samires é uma jogada de mestre, aplaudamos o prefeito. Vamos aos motivos: quem criticar será tachado de racista, misógino, preconceituoso, mas ela não foi escolhida por esses predicativos de ser mulher, negra, jovem, de família humilde, ela foi escolhida porque não atrapalhará o retorno de Kil à prefeitura em 2028 caso não vire Secretário de Educação como setores da imprensa divulgaram e/ou posteriormente Deputado, já conhecemos esse caminho. E ele ganhando o caminho está aberto para quem sabe Gabriela e talvez, muito talvez Samires continue vice, Almir voltará com vontade, outros vereadores, idem; estão “trabalhando” para isso.

Finalizo dizendo que sou tendencioso a votar nesta coligação, mas o fato de votar, não quer dizer que não perceba e não aponte essa e outras manobras, posso votar neles também porque não voto em branco, nem nulo e municipalizo as eleições nacionais e nacionalizo as eleições municipais, não desperdiçaria meu voto apostando no bolsonarismo palmarino, e digo, não é por conta de Bruno Lopes, e sim por quem (alguns) que o rodeiam.

Portanto, acredito que Samires terá um futuro político, caso tenha a mesma “sorte” que Kil teve em 2008.

Prof. Sergio Rogério.

domingo, 22 de setembro de 2024

A Escravidão na Terra de Zumbi

Escravidão Moderna

União dos Palmares, terra da liberdade! Terra do herói negro Zumbi dos Palmares. Terra que deveria ser sinônimo e exemplo de luta e resistência aos desmandos dos senhores feudais, antigos e novos,  que de forma proposital, ainda tentam se perpetuar no poder em pleno século XXI, ainda convive com a escravidão quase total do seu povo.

O período de escravidão passou, mas parte da população não acordou para isso, vivem atrelados a quem detém o poder político e econômico; geralmente são pessoas que não têm disposição para o trabalho, que entraram numa “zona de conforto”, sendo subservientes, aos políticos assistencialistas, fazendo uso do puxa-saquismo como meio de vida e, portanto continuam sendo escravos da manutenção do poder.

Fazem parte do jogo, os contratos de trabalhos para o fortalecimento da base política. Isto é de conhecimento público. São centenas de contratos cedidos a parentes e amigos, quem está desempregado não vai recusar a oferta de emprego, é o mesmo que oferecer comida a quem está com fome, ou saúde a doente.  Assim toda família do contratado fica despojada de pudor e impregnada pelo sentimento de gratidão com o gestor e com quem o indicou. E para manter-se no cargo, necessariamente não poderá ir de encontro às posições política da gestão onde se encontra inserida. 

É perceptível a mudança de comportamento das pessoas que outrora era oposição e agora é governo. Diferente de quem é aprovado em concurso público, pois tem sua independência política, se não tem deveria ter,  não deve sua cabeça a ninguém, pode questionar e exigir melhorias. Assim, de forma indireta e inconsciente o povo tem sido escravizado politicamente e por que não dizer, em todos os sentidos.

Quem acredita na liberdade, proposta por Zumbi e na emancipação do povo ao modelo de gestão atual é sumariamente definido como oposicionista, comunista, e como tal é abominado pelo poder.

Uma coisa é certa, não temos mais Zumbi, mas temos seu exemplo de luta, coragem e determinação, que se vivo também estaria hoje lutando por concurso público, educação de qualidade, transporte gratuito para os estudantes, saúde, lazer, emprego e renda, além de transparência nos gastos do governo, no erário público.  

É hora de mudar essa história, precisamos ficar atento e cobrarmos  politicas públicas igualitárias para todos, sem distinção. E preciso escolher um candidato, mas se eleito não podemos fechar os olhos para os vícios e maus costumes e os "jeitinhos". Não se deixe escravizar! 
PENSE NISSO.

Professor Nivaldo Marinho.Com

     

terça-feira, 3 de setembro de 2024

12 anos sem resposta: Quem explodiu a Rádio Farol FM?

Após doze anos  do ocorrido, a Polícia Federal não apontou os responsáveis nem concluiu se foi  atentado ou pirotecnia.


Imagem de câmaras de monitoramento do centro da cidade

Atentado ou Pirotecnia?
Doze anos se passaram, no entanto até hoje a comunidade palmarina não tem conhecimento de quem foi o responsável pela explosão do estúdio da Rádio Farol FM. A ação  pode ter influenciado de forma indireta no resultado das eleições para prefeito em União dos Palmares em 2012.

O Fato
Na madrugada de quinta-feira 03 de setembro de 2012, dois homens explodiram parte do prédio onde fica instalada a Rádio Farol FM, no município de União dos Palmares, pertencente ao ex-deputado federal João Caldas. A explosão resultou na destruição total dos equipamentos da emissora. A rádio fazia oposição e divulgava áudios que revelava diálogos entre o ex-governador Manoel Gomes de Barros e o ex-prefeito Areski Freitas, acerca da "galinha dos ovos de ouro".

Você acredita que esse fato foi um ato político?  Quem foi o responsável: Situação ou oposição? Até hoje aguardamos a resposta da Polícia Federal.

Essa é mais uma história lamentável da "política palmarina" 

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

LIXO: UM ENTULHO MAL RESOLVIDO NA TERRA DA LIBERDADE

 


Lixo ou resíduos sólidos é um problema secular na terra da liberdade, União dos Palmares. Os gestores de hoje e de outrora, nunca apresentaram um plano eficaz para resolver a problemática ambiental causado pelo lixo produzido em União dos Palmares. O prefeito Kil de Freitas, que possui o maior tempo a frente do comando a da prefeitura, sempre justificou a falta de recursos para o setor, contudo, emplacou um projeto na câmara de vereadores, que sem titubear, aprovaram a cobrança da taxa de lixo, a fim de resolver os problemas na coleta e tratamento dos resíduos sólidos. Não resolveu.

Outras desculpas foram atribuídas a falta de carro coletores, a prefeitura pagava uma fortuna em carros sucateados, que coletava parte do lixo e deixava o rastro de chorume em toda cidade. Se esse era o problema, deveria ter sido resolvido, pois o município recebeu três caminhões novos do governo do Estado e do presidente da câmara federal via “orçamento secreto”. Também não resolveu, a cidade continua suja.

Mediante o exposto, fica claro que o problema dos resíduos sólidos no município, perpassa pela falta de gestão! Não dar pra sonhar em viver de turismo, se não somos capazes de fazer o dever de casa, cuidar do próprio lixo. É lamentável.

 


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Função da Câmara Municipal e dos vereadores

 

Plenário da Câmara Municipal - União dos Palmares

A Câmara Municipal possui a função de fiscalização e controle dos atos do Poder Executivo, o que abrange os atos administrativos, de gestão e a fiscalização financeira e orçamentária. Este controle é feito com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado ou do Município, onde houver.

Para exercer essa fiscalização, a Câmara pode valer-se de instrumentos como a convocação de autoridades municipais para prestar informações, realização de Audiências Públicas e aprovação de requerimentos de informações. A Câmara Municipal conta, ainda, com as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar fatos determinados ou denúncias, dentro de um prazo certo. (Controladoria Geral da União)

 

Mediante o exposto, percebe-se a falta de conhecimento, ignorância e omissão dos parlamentares e da população. Os vereadores se omitem em fazer seu papel fiscalizador, mediante a subserviência ao gestor. A comunidade não acompanha as ações dos parlamentares, acha que a processo democrático encerra-se com o voto, a maioria das vezes, voto de cabresto, de eleitores iludidos e/ou escravizados. É lamentável.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

FELIZ ANIVERSÁRIO!

 Professora Mariné Vieira

Nivaldo, Telma, Esiquio, Francisco e Cristina (filhos)



Hoje é dia de festa, de alegria!

Mariné Vieria, mãe, professora, sindicalista, mulher de luta, guerreira, referência na luta e conquistas nos movimentos de base e na educação.

AMAR, LUTAR, EXIGIR e CONQUISTAR, esses verbos sempre fizeram parte de sua vida.

Feliz aniversário minha mãezinha!

A senhora sempre foi e será minha inspiração de luta por direitos individuais e coletivos.

Te amamos muito!

Seus filhos.


quarta-feira, 8 de maio de 2024

Uma boa política...

Opinião: Quase uma totalidade do diabo!
Por Reinaldo Sousa



            Uma “Boa Política” não se faz apenas com “Boa Vontade”. Não basta querer fazer política e “Eureca” tudo se faz. É preciso mais que isto. Para Platão, o primeiro problema a ser superado, para se fazer política, é justamente a ideia de que qualquer pessoa sabe fazê-la.  Para ele, a política resulta de um “dom” muito especial, o domínio de uma arte, que nem todas as pessoas tiverem o privilégio de ter. 

            Assim, para se fazer política, Platão propõe a compreensão de, ao menos, três tipos e arte: primeiro o que classificou de artes auxiliares como a arte dos artesãos em confeccionar seus artesanatos ou dos pastores em pastorear; segundo a arte produtora como a habilidade em plantar, em comercializar etc. e, terceiro, a arte de saber conduzir os homens, ou a política propriamente dita. É esta habilidade especial que não pode, e não deve, sob pena de criarmos uma totalidade do diabo, ser confundida com a habilidade de elaborar leis, fiscalizar homens e ações.

            É preciso, sobretudo em tempos de eleições, distinguir entre aqueles que simplesmente possuem habilidades para oratória, para planejar ações, daqueles (ou daquelas) que, além disto, conseguem pensar as pessoas, o coletivo e, sobretudo, sabem pensar e fazer pelos mais pobres da sociedade.          



Fonte: http://www.professorreinaldosousa.com/eventos/

terça-feira, 7 de maio de 2024

União dos Palmares “Terra da Liberdade”



Valdo do Calçamento


O gestor fala em terra da liberdade: 

Terra da liberdade
A qual você ver pela na rua cachorro e “cavalo vira lata” que come saco de lixo;

Terra da liberdade
Que você ver as crianças trafegando com motos como se fossem um brinquedo qualquer;

Terra da liberdade
Onde os donos de construções colocam os entulhos no meio da rua impedindo a passagem dos pedestres;

Terra da liberdade
Que você vê um lixão quase dentro da cidade, o tempo todo pegando fogo e a fumaça acabando com a saúde da população;

Terra da liberdade
Que você vê as blitz da polícia, sem êxito, porque os meninos entram no zap zap e indicam o local;

Terra da liberdade
Que você vê os passeios públicos bloqueados  por pontos comerciais e carros nas calçadas;

Terra da liberdade
Que já deveria ter esse nome mesmo, “TERRA DA LIBERDADE” e não União dos Palmares.

Por Valdo do Calçamento

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Começou a corrida nos bastidores pela conquista da “galinha dos ovos de ouro”

O projeto consiste em como chegar ao poder, plano de governo está fora de moda.  


foto BR 104


Mais uma eleição municipal se aproxima com os mesmos vícios e maus costumes. São candidatos sem projetos de governo e eleitores viciados em trocar votos por migalhas. Poucos entendem a importância cívica do ato do voto e da importância do mesmo.

Os candidatos trocam os planos de governo por investidas em picuinhas, fofocas e baixaria a mesma sem-vergonhice de sempre. Quem está no poder, não presta contas do mandato, o parlamentar que exigir perde a “boquinha” e ainda arruma inimizade, é ou são umas lástimas.

A oposição desorganizada e também sem projetos entram no mesmo jogo. Infelizmente não temos muito que escolher, estamos sem rumo e sem direção.

União dos Palmares, cidade histórica, tem sofrido com uma serie de prefeitos ruins, que só pensam em governar para grupos privilegiados. Não percebemos avanços significativos há décadas em nosso município. Sobram praças reformadas e faltam emprego e renda para os jovens.

 

Portanto, enquanto tivermos políticos voltados para interesses particulares, ladeados de parlamentares subservientes, estamos fadados ao fracasso e a escravidão moderna, onde o que interessa é apenas a “galinha dos ovos de ouro”. É uma lástima.

 


terça-feira, 23 de abril de 2024

128 anos do nascimento de Jorge de Lima

 

Há 128 anos, no dia 23 de abril de 1893, nascia o uniaoense Jorge Matheus de Lima, conhecido em todo o mundo como Jorge de Lima.

Para muitos o palmarino mais ilustre, para outros uma "famoso desconhecido". Não é difícil encontrar um palmarino que fale besteiras do tipo: "Ele não gostava daqui" ou "Ele virava a cara quando passava por aqui". Quanta bobagem e mentira, as cartas e textos de Jorge de Lima publicados em jornais da época demonstram um imenso amor pelo local onde viveu a infância. Talvez, os palmarinos não percebam que a descontruçào dos bons exemplos se tornou uma forma da "elite política e econômica" local menosprezar quem de fato deveria ser exaltado como exemplo a ser seguido.

Em 2021 o sobrado em que nasceu e viveu se encontra em reformas, descaracterizado em 2010 por ignorantes culturais, é a única lembrança de uma época em que um gigante da literatura mundial esteve por aqui.

Aos incultos que acusam Jorge de Lima de mau palmarino, sugiro a leitura dos poemas "Serra da Barriga" e "G.W.B.R.", textos de extrema sensibilidade e percepção que apenas um apaixonado por um lugar e um povo poderia escrever.

A fotografia que ilustra a postagem está no livro "Vida e Obra de Jorge de Lima", biografia escrita por Carlos Povina Cavalcanti.

Fonte: registroslegislativos,  Bruno Monteiro,

 acessado em 23/04/21

#registroslegislativos 

#uniaodospalmares 

#jorgedelima128anos 

sábado, 20 de abril de 2024

Rio Cana Brava se transformou em esgoto no centro de União dos Palmares



O Riacho Canabrava, localizado no município de União dos Palmares, distante 80 quilômetros da capital, Maceió é um dos principais afluentes do Rio Mundaú na bacia hidrográfica da região e foi transformado num esgoto a céu aberto no meio da cidade. Com aproximadamente 18 quilômetros de extensão,

O Canabrava é um rio municipal, pois nasce e deságua dentro dos limites de União dos Palmares. O contraste do percurso limpo na área rural e a degradação na cidade se assemelham a de outros afluentes do Mundaú.

Surge a partir de três nascentes localizadas no Povoado Barro Vermelho na zona rural do município. As nascentes que estão em uma propriedade privada são preservadas com vegetação ciliar, tornado a água límpida e potável. No percurso pela zona rural observa-se que as margens do Canabrava não são preservadas com vegetação ciliar, o que torna o riacho em alguns pontos assoreado. Ainda no meio rural, as águas limpas do Canabrava são utilizadas na agricultura e pecuária.

A origem do nome Canabrava veio segundo pesquisas, de uma planta comum nas margens do riacho no passado. O vegetal que se assemelha a cana-de-açúcar de nome Canafístola, era chamado pelos ribeirinhos de Canabrava e assim o riacho foi batizado.

O passado generoso do Canabrava ainda deixa lembranças nas pessoas que usavam suas águas para executar as principais tarefas do lar. A aposentada Florzina Oliveira, 88, que em meados dos anos 60, residia na antiga Rua Canabrava, hoje Avenida Antônio Gomes, diz com riquezas de detalhes que utilizava as águas deste riacho que ficava próximo a sua casa, para lavar roupas e tomar banho. Volumoso e limpo, o Canabrava que tinha feições de rio, também servia para a pesca. Segundo Dona Florzina, o riacho tinha muito “cará”, peixe típico de água doce, muito degustado por sua pessoa. Ainda em sua fala, a aposentada lembra que debaixo de duas grandes ingazeiras, os palmarinos da época, usufruíam das águas do riacho que corriam sem a poluição que hoje o transformou num esgoto.

A “Morte” do Canabrava

No seu longo percurso entre paisagens, fazendas e lavouras na zona rural, o Canabrava corre limpo, porém ao entrar no Povoado Santa Fé, onde existem alguns pavilhões que abrigam famílias vítimas das enchentes de 1989, as águas do riacho começam a mudar de cor. Daí em diante, recebe o esgoto sem tratamento oriundo de milhares de residências e carrega toda essa sujeira de forma natural ao Rio Mundaú.

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, cerca de setenta por cento do esgoto urbano cai in natura no Canabrava, só dezoito por cento do esgoto residencial segue para duas lagoas de tratamento que funcionam a cerca de quatro anos e estão localizadas próximas a Polícia Rodoviária Federal, na entrada da cidade. Além do esgoto, o Canabrava recebe no trecho urbano, lixo, animais em decomposição e até mesmo móveis inutilizados, causando inúmeros transtornos no período chuvoso, onde as águas do riacho invadem e contaminam as residências próximas ao seu leito. O risco de doenças como a esquistossomose, cólera e outras é eminente.

Revitalização do Riacho

A professora e especialista ambiental, Aparecida Lopes, a Cidinha, coordena o Centro de Informação Ambiental Sala Verde, que é um núcleo da secretaria de educação de União dos Palmares. Questionada sobre a situação riacho e qual o posicionamento da instituição frente ao problema, Aparecida disse que a Sala Verde trabalha a educação ambiental nas escolas. “Diagnosticamos os problemas e propomos as ações, a Sala Verde já realizou muitos projetos sobre o Canabrava nas escolas”. Frisou a coordenadora, mostrando os trabalhos realizados na educação ambiental do município.



O secretário de meio ambiente de União dos Palmares, Manoel Bernardo, o Maninho, disse que o município tem um projeto de revitalização do Riacho Canabrava. O projeto prevê a arborização das margens do riacho, porém só será implantado, segundo Maninho, quando o governo do estado através da Defesa Civil executar o Plano de Remanejamento das margens do Canabrava, onde as residências foram atingidas pelas enchentes de 2010. Com a execução deste Plano, as famílias que residem nas margens do riacho seriam retiradas do local. “Iremos fazer plantio de mudas nessas áreas, do mesmo jeito como fizemos nas margens do Rio Mundaú”. Frisou o secretário.

Questionado sobre a quantidade de dejetos que cai no riacho, o secretário falou que está sendo executado há cerca de seis meses, o Plano de Revitalização da Bacia do Mundaú. O projeto do governo federal e executado pelo estado está regularizando as redes de esgoto de seis bairros que margeiam o Canabrava. Após a regulamentação destas ligações, todo esse esgoto será direcionado as duas lagoas de tratamento, localizadas na entrada da cidade, segundo Maninho as lagoas comportariam esse esgoto, concluindo sem previsão de término, que o Projeto de Revitalização da Bacia do Mundaú, irá livrar o Canabrava do esgoto que o contamina./

 Fonte: O RELÂMPAGO - JPFarias/ 24/08/2011

sexta-feira, 29 de março de 2024

O VALOR DO SINAL DA CRUZ



Pelo sinal da Santa Cruz…
(†) Pelo sinal da Santa Cruz,
(†) livrai-nos Deus, nosso Senhor,
(†) dos nossos inimigos!
(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Quando você acorda você faz sobre si o “sinal da Cruz”? E antes das refeições? E quando vai dormir? Ao menos alguma vez ao dia? Não?! Se você soubesse, meu caro leitor, a importância dessa oração, te garanto que você a poria mais em prática!

Muitas pessoas, não entendendo a importância dessa oração, a fazem de maneira displicente, ficando apenas no gesto, sem a efetiva invocação à Santíssima Trindade.

O “sinal da Cruz” não é um gesto ritualístico, mas sim, uma verdadeira e poderosa oração! É o sinal dos cristãos! Por meio dele muitos santos invocaram a proteção do Altíssimo, e através dele pedimos a Deus que, pelos méritos da Santa Cruz de Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele nos livre dos nossos inimigos, e de todas as ciladas do mal, que atentam contra a nossa saúde física e espiritual.

Mas, você sabe fazer o “sinal da Cruz”?!

De forma solene, sem pressa, e com a maior devoção e respeito:

† Pelo sinal da Santa Cruz (na testa): pedimos a Deus que nos dê bons pensamentos, nobres e puros. E que Ele afaste de nós os pensamentos ruins, que só nos causam mal.

† Livrai-nos Deus, Nosso Senhor (na boca): pedimos a Deus que de nossos lábios só saiam louvores. Que o nosso falar seja sempre para a edificação do Reino de Deus e para o bem estar do próximo.

† Dos nossos inimigos (sobre o coração): para que em nosso coração só reine o amor e a lei do Senhor, afastando-nos, pois, de todos os maus sentimentos, como o ódio, a avareza, a luxúria… Fazendo-nos verdadeiros adoradores.

† Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! – É o ato de livramento e deve ser feito com a maior reverência, consciência, fé e amor, pois expressa nossa fé no Mistério da Santíssima Trindade, cerne de nossa fé cristã, Deus em si mesmo. Deve ser feito com a mão direita, levando-a da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito.

Agora que você já sabe a importância do “sinal da Cruz”, faça-o antes de sair de casa, antes de qualquer trabalho, nas horas difíceis e nas horas de alegria também.


Faça-o sobre si, e, sempre que possível, na testa de seu filho, de seu marido, de sua esposa, de seu irmão, de seu sobrinho… Peça a Deus, sempre, para que Ele te livre e aos seus, de todos os males, a fim de fazermos tudo: acordar, comer, estudar, trabalhar, dormir, viajar… Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo! Amém! 

JESUS TRANSFORMA


 

sábado, 20 de janeiro de 2024

Programação Semanal da Capela de Fátima - União dos Palmares

 



  • Segunda feira, 19h: Terço dos homens
  • Terça feira, 19h: Terço das mulheres
  • Quarta feira, 19h: Terço e partilha da Palavra com a comunidade
  • Sexta feira, 19h: Crisma
  • Sábado 15h: Catequese e Crisma
  • Sábado 19h: CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
  • Domingo 8h: Formação para o Batismo